MÉDICO ESPECIALISTA EM UROLOGIA E

Quem é

Licenciado pela Faculdade de Medicina de Lisboa. É especialista de Urologia pela Ordem dos Médicos, tendo também a Competência em Sexologia Clínica. Consultor da Carreira Médica Hospitalar e Fellow do European Board of Urology.

Como urologista trabalhou, entre 1986 e 1999, em vários hospitais publicos, nomeadamente o Hospital do Desterro, Hospital Garcia de Orta e Hospital Pulido Valente. Desde 1999 dedica-se exclusivamente à actividade privada, operando em várias instituições, entre as quais o Hospital de S. Luís, Hospital CUF Descoberta, British Hospital e Clínica São João de Deus. Desta última instituição foi Diretor Clínico entre 2007 e 2011. Foi também Diretor da Clínica do Homem e da Mulher até ao seu encerramento em 2015. Atualmente tem o seu consultório privado no Hospital Lusíadas.

Iniciou a Carreira Académica aos 27 anos, como Assistente da Faculdade de Farmácia de Lisboa, tendo sido regente da cadeira de Anatomia durante 11 anos. Regressou ao meio académico em 2000, na Universidade Lusófona de Humanidade e Tecnologias (ULHT), como Professor de Anatomia Funcional. Em 2001 obteve o grau de Mestre em Sexologia. Em Julho de 2004 obteve o Doutoramento em Cirurgia-Urologia na Universidade Nova de Lisboa. Atualmente é Professor Associado da ULHT.

Interessa-se pela Andrologia e pela Medicina Sexual desde 1990, tendo mais de 120 trabalhos publicados sobre sexualidade e disfunções sexuais. É também autor de vários libvros sobre Andrologia e Sexologia. Foi Diretor do Mestrado Transdisciplinar de Sexologia da ULHT e regente dos cursos de Andrologia/Medicina Sexual do Instituto de Educação Médica. É coordenador da Competência de Sexologia Clínica da Ordem dos Médicos desde 2016.

Foi Presidente da Sociedade Portuguesa de Andrologia entre 2004 e 2008, depois de ter tido os cargos de secretário-geral e vice-presidente. É membro da Comissão Científico-Pedagógica da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica. Internacionalmente, foi membro da Comissão Executiva da European School of Andrology, do Conselho Directivo da International Society of Male Genital Surgery e da Comissão Executiva da European Sexual Dysfunction Alliance. Foi Presidente do Congresso da European Society for Sexual Medicine, realizado em Lisboa, em Novembro de 2007.

NMP